Scala Coeli

Top Ten na Expovinis 2014 17/09/2014

  • Scala Coeli

O Scala Coeli, da Adega Cartuxa, Fundação Eugénio de Almeida, foi eleito o melhor vinho na categoria “ Tinto do Velho Mundo - Península Ibérica ” do Top Ten da Expovinis 2014, o principal evento do setor vitivinícola na América Latina que este ano contou com a participação de 47 produtores portugueses.

O Scala Coeli é um Vinho Regional Alentejano, produzido em pequenas quantidades, obtido a partir das melhores fermentações de cada ano, de uma casta ou de um lote de castas estrangeiras e menos tradicionais na região.

As uvas passam por um processo de maceração pré-fermentativa a frio, seguida de fermentação alcoólica à temperatura de 28ºC e de maceração prolongada. Período de encuba total de quarenta dias e estágio de quinze meses em barricas novas de carvalho francês.

O Top Ten ExpoVinis Brasil 2014 incluiu as categorias de Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez foi dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doce. A seleção do Top Ten coube a um júri presidido José Ivan Santos e Jorge Lucki, e formado por Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano, Jorge Carrara da revista Prazeres da Mesa e site Basilico, e Suzana Barelli, da revista Menu,. Completaram a lista de jurados José Maria Santana (revista Gosto), José Luiz Borges Alvin (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Marcio Oliveira (SBAV-MG e Vinotícias), José Luiz Pagliari (SBAV-SP e Senac-SP), Celito Guerra (Embrapa-RS) e Roberto Gerosa (Blog do Vinho).

Partilhar conteúdo: